É pouco provável que você conheça alguém que nunca se sentiu estressado.
Menos provável ainda encontrar uma pessoa que não queira descobrir como combater o estresse: aquele sentimento de esgotamento, que causa desânimo, ansiedade, irritabilidade e até mesmo sintomas físicos.
Quando nos sentimos assim, muitas vezes acreditamos que estamos fadados ao “modo de funcionamento” da nossa mente. O fato é que é possível transformar nossa maneira de pensar.
Além disso, preparei uma lista com as melhores táticas para destruir o estresse. Siga lendo!
De onde vem o estresse?
Um levantamento da International Stress Management Association (Associação Internacional do Controle do Estresse) apontou o Brasil como o segundo país com o maior nível de estresse do mundo, tendo, para cada dez trabalhadores, três pessoas com a chamada Síndrome de Burn Out, o esgotamento mental intenso causado por pressões no ambiente profissional.
Na verdade, grande parte deste problema não é causado simplesmente pelas condições externas, como o trabalho ou trânsito, mas pela incapacidade do indivíduo de abrir a válvula de pressão e se livrar de toda a negatividade em sua mente e corpo.
Um fato curioso que devemos lembrar é que o estresse é natural da vida diária, e que uma certa dose dessa pressão é, inclusive, saudável.
A completa ausência de estresse pode levar à ociosidade e depressão.
O problema é quando o deixamos acumular: sem saber exatamente o que fazer com ele e qual sua real origem.
É cada vez maior o número de cientistas que comprovam que os melhores resultados contra o estresse têm relação direta com uma atitude mental positiva.
E o melhor: não é necessário nenhum investimento!
As melhores táticas para destruir o estresse
Dica 1: medite
Meditar não é algo complicado, religioso ou difícil. Basta alguns minutos de olhos fechados, percebendo a respiração, que a sua mente já sentirá a diferença.
Para isso, coloque-se em uma posição confortável, em local silencioso e sem interrupções externas. Perceba sua respiração, calmamente, por 60 segundos.
Dica 2: respire profundamente
Quando você se sentir irritado, nervoso ou ansioso, basta fechar os olhos e inspirar bem devagar (mas sem força o peito, o pescoço ou o rosto) e exalar de uma forma ainda mais longa.
Por exemplo, se você inalou em 5 segundos, tente exalar em 10 segundos.
Dica 3: socialize
O mundo virtual nos tornou cada vez mais distantes das pessoas.
O contato e o convívio social são importantes para a saúde mental.
Deixe as redes sociais um pouco de lado e converse com seus amigos (mas sem whatsapp!), marque um jantar, passeie, troque experiências.
Dica 4: exercite-se
A prática regular de exercícios libera endorfinas que nos fazem sentir mais felizes e bem-dispostos.
Além disso, uma caminhada pode lhe ajudar a refletir sobre uma importante decisão, enquanto que uma atividade vigorosa (como o boxe) pode colocar para fora toda aquela negatividade acumulada.
Dica 5: ria
Quando você ri reduz o cortisol, que é conhecido como o hormônio do estresse e cansaço.
Quem sabe um filme de comédia, uma série engraçada ou um encontro com os seus melhores amigos possa ajudar na tarefa.
Dica 6: ouça música
Pesquisas indicam que ouvir suas músicas prediletas ajuda na redução da pressão, ansiedade e equilíbrio dos batimentos cardíacos.
Além disso, músicas empolgantes, com batidas animadas podem lhe ajudar durante os exercícios ou a se preparar para uma decisão importante.
Dica 7: seja grato
Praticar a gratidão é uma ótima dica para destruir o estresse.
A maioria de nós tem muito mais coisas do que realmente precisamos e usamos.
É importante saber que mesmo que você não tenha tudo que vê na televisão, ainda possui muito o que agradecer.
Dica 8: aceite que não há controle sobre tudo
Abandone aquela ideia de que você é o “dono do seu mundo”.
Isso é uma ilusão! Sim, há muitas coisas que dependem da sua escolha e participação, mas, ainda assim, o mundo tem sua própria forma de agir e você não tem como controlar tudo, 100% das vezes.
Aceitar isso é uma maneira de se livrar de um peso desnecessário e lhe ajuda a se focar nas coisas que realmente dependem de você.
Dica 9: seja positivo
Aqui, não se trata de conformismo.
Também não me refiro a evitar ou fingir que as coisas ruins não estão acontecendo.
Significa que, independentemente do que aconteça, você deve criar uma mentalidade de que poderá ser ainda melhor, e que você já possui aquilo que é preciso para aprender ou fazer a coisa acontecer.
Dica 10: faça algo diferente
Por exemplo, um hobby!
Faça algo diferente e que goste: jogar videogame, ler, ir ao cinema, passear com o cachorro, montar quebra-cabeça, aprender uma nova língua.
Com isto a mente aprende a se focar em coisas prazerosas e que não tem tanto a ver com o trabalho ou família. Além do que, você cuida da pessoa mais importante do mundo: você.
Gostou das melhores práticas para destruir o estresse?
Incluir essas práticas em sua rotina já irá provocar uma mudança positiva em sua qualidade de vida.
Se você quer uma dica ainda mais poderosa para combater o estresse que pode ser muito útil para aqueles momentos em que nada parece adiantar, preparei um vídeo de auto-hipnose para Acalmar a Mente.
Aproveite e ouça também meu Podcast com aulas e hipnose guiada para lhe ajudar em vários casos: